TOQUE FITNESS: Iniciando uma Atividade Física

Postado por Meninnas de Família às 20:37

Oi meninnas,

Semana passada fiz minha apresentação e hoje começamos a colocar a mão na massa. Estou trazendo pra vocês dez dicas de como iniciar suas atividades físicas, as dicas não são minhas, são de um especialista e ela foi publicada originalmente no site Minha Vida (clique aqui) um site super interessante, cheio de matérias ótimas sobre alimentação, exercícios físicos e muito mais, eu o visito diariamente e recomendo a todas. Vamos às dicas:

1. Faça uma avaliação médica, principalmente se você tem mais de 35 anos ou, mesmo sendo mais jovem, se tem algum antecedente pessoal ou familiar de doença cardíaca, diabetes e problemas ósseos e articulares. 

2. Providencie os exames solicitados pelo seu médico. Assim ele poderá identificar algum problema em fase inicial evitando seu agravamento. 

3. Escolha um exercício que lhe agrade. Não vai adiantar, por exemplo, ir para uma academia se você prefere atividades ao ar livre.

4. Use os equipamentos adequados para a modalidade escolhida. Ciclistas devem usar capacetes e luzes de advertência nas bicicletas; para caminhadas ou corrida, roupas leves e tênis com bom amortecimento de impacto; musculação, luvas para evitar bolhas e calos nas mãos e assim por diante. 

5. Programe suas sessões de exercícios para a maioria dos dias da semana e em horários com temperatura agradável. No mínimo 3 dias alternados. Se os exercícios forem intensos e diários, um dia na semana é para o descanso obrigatório. 

6. Ouça seu corpo. É esperado que após longo tempo parado você sinta algumas dores. Porém, se elas forem persistentes é sinal de que a carga ou execução dos exercícios está inadequada.

7. Se alimente cerca de 30 a 40 minutos antes e até uma hora após os treinos. Ao contrário do que muitos imaginam, se exercitar em jejum e não comer após a atividade acaba queimando massa muscular e não a gordura corporal.



8. Hidrate seu corpo. Devem ser consumidos entre 300 e 500mL de água até 30 minutos antes da atividade e mais 200mL a cada 30 minutos. Em exercícios que durem mais de uma hora e que causem grande produção de suor vale a pena usar uma bebida isotônica. Verifique seu peso antes e depois dos exercícios. Se ele diminuiu você vai precisar repor com líquidos.

9. Faça exercícios de alongamento e flexibilidade antes e principalmente após os treinos. Isso é importante para evitar encurtamentos musculares e problemas nas articulações. 

10. Se você é do tipo que não gosta de ficar sozinho, mesmo durante sua atividade física, convide um amigo ou parente para lhe acompanhar. Pode ser que vocês descubram mais um motivo para estarem juntos dividindo as alegrias de uma vida mais saudável e prazerosa. 

É claro que não dá pra seguir as dicas como se fosse uma lista de compras que costumamos fazer quando vamos ao supermercado, o importante é começar, dar o ponta pé inicial, colocar esses corpinhos em ação.

E se você não achar interessante as dicas e além dela precisar de motivos para começar a fazer algum tipo de atividade, vou deixar pra vocês um link com uma noticia acerca de uma pesquisa que foi publicada recentemente, onde os pesquisadores chegaram a conclusão de que O SENDENTARISMO MATA TANTO QUANTO O TABAGISMO.


Esse estudo só reforça a certeza que eu já tinha de que atividade física é uma questão de saúde e não de estética, como muitos querem acreditar. Conheço várias pessoas que dizem que quem pratica algum esporte ou faz academia, só pensa na estética, na ditadura da beleza (leia-se magreza), porém com a experiência que estou tendo com esportes posso garantir a vocês, minha saúde está 1000% melhor, tanto que eu não troco a disposição que tenho hoje aos 24 anos pela que tinha aos 14 jamais.

É isso meninas se animem nosso corpo é uma máquina perfeita, e toda máquina que não é usada pode dar defeitos.

Até semana que vem, quando falarei do esporte que eu prático, CORRIDA, o esporte mais democrático que existe, na minha humilde opinião, qualquer pessoa é capaz de correr e eu sou a prova disso!

 Beijos meninnas,


Lara Santana

1 comentários:

Anita on 13/08/2012 08:47 disse...

super dicas, curti o post.

http://anitamakingof.blogspot.com.br

Postar um comentário

Olá Meninnas!!! Sejam muito bem-vindas!!!
Gostaremos muito de saber o que vocês pensam...
Comentem sempre!
Beijos Lú e Dani!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...